Os primeiros anos de vida do bebê são momentos de muitas descobertas, desenvolvimento e crescimento contínuo. 

O pediatra, nesse período, desempenha uma função primordial para garantir a saúde e bem-estar da criança e também da família.

É comum que pais de primeira viagem busquem informações em diferentes lugares sobre a gestação, amamentação, cuidados com recém-nascido, sobre o desenvolvimento da criança e as mudanças depois que o bebê nasce.

Por isso, hoje vamos falar sobre a importância do pediatra nos primeiros anos do bebê. Acompanhe:

Monitoramento

A jornada de cuidado e acompanhamento começa antes do bebê nascer, com o pré-natal já é possível monitorar o desenvolvimento da criança e diagnosticar eventuais problemas que podem ocorrer.

Mas é principalmente na primeira infância que o acompanhamento é intensificado e com mais atenção sobre a saúde e o desenvolvimento da criança.

Após o parto, a mãe e o bebê precisam se adaptar a uma nova rotina, o bebê principalmente, pois precisa entender o ambiente externo.

Para que esse processo ocorra da maneira mais tranquila possível é importante o acompanhamento médico, que nos primeiros dias vai avaliar se a criança está com a pega boa na hora da amamentação, se o crescimento físico e cognitivo está regular conforme a idade.

Todo esse acompanhamento torna possível identificar possíveis atrasos de desenvolvimento, assim, sendo mais fácil de tomar medidas para corrigir. 

Orientações 

Por vezes a visita ao pediatra é mais importante para os pais do que para as crianças, principalmente aos pais de primeira viagem, que podem estar cheios de dúvidas e na forma como cuidar do bebê.

O pediatra é uma fonte confiável de informação e ajuda na hora da dúvida.

Se você é mamãe ou papai aproveite o momento para tirar o máximo de dúvidas que tiver, seja sobre o sono, nutrição, higiene e outras necessidades do bebê.

Lembre-se que o acompanhamento do pediatra não é apenas para os momentos que o bebê não está bem, é importante que a rotina de realizar exames seja criada desde cedo para que a criança cresça com cuidado, saúde e qualidade de vida. 

Com que frequência o bebê deve ir ao pediatra?

Sabemos que o cuidado com a saúde é algo contínuo que deve ser rotina conforme vamos crescendo e para o bebê não pode ser diferente: nos primeiros momentos de vida a presença do médico é mais ativa, pois há o cronograma de vacinações, acompanhamento do peso do bebê, se a amamentação está ocorrendo bem, além de analisar o crescimento cognitivo e psicomotor, que garante uma vida saudável para o pequeno. 

Até os seis meses de vida o acompanhamento é mensal, dos 6 meses a 1 ano a consulta com o pediatra passa a ser a cada 2 meses. 

De modo geral, o pediatra é o maior aliado da família nos primeiros anos de vida do bebê, pois consegue auxiliar os pais nesse novo momento, orientando com os cuidados necessários para manter o desenvolvimento saudável do bebê. 

Leia mais:

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. 

Instagram: @hospitalsainthill

Facebook: Hospital Saint Hill