Os passos para uma vida mais saudável estão na mudança de vários hábitos que podem ser prejudiciais para a saúde a médio e longo prazo, um dos primeiros passos para novas práticas de saúde é a reeducação alimentar.

Hoje, vamos falar sobre a reeducação alimentar e a importância para o seu bem-estar, acompanhe: 

O que é a reeducação alimentar? 

Muitas pessoas têm o costume de associar a reeducação alimentar apenas com a perda de peso, porém, uma alimentação equilibrada e saudável vai muito além disso. 

Aprender a se alimentar de maneira equilibrada auxilia no combate de doenças físicas e mentais, melhora os níveis de estresse e ansiedade, além de garantir mais disposição e motivação para realizar as atividades do seu dia a dia. 

É muito importante ressaltar que a reeducação alimentar não é sobre proibir ou deixar de comer o que gosta, a restrição só ocorre em casos onde o paciente apresenta alguma alergia ou intolerância a algum alimento específico. Reeducação alimentar é sobre ter equilíbrio e uma relação amigável com a comida.
 

Como a reeducação alimentar é feita?

Se você está disposto e sente a necessidade de mudar seus hábitos alimentares, o primeiro passo é procurar um nutricionista, esse profissional irá examinar e montar um cardápio que se encaixa as suas necessidades, rotina e ao seu corpo. 

Dicas para ajudar no processo de reeducação alimentar: 

  • Alimente-se devagar e procure apreciar e prestar atenção no que está comendo 
  • Procure fazer suas refeições em ambientes tranquilos e sem distrações 
  • Beba muita água durante o dia 
  • Evite alimentos processados / ultraprocessados 
  • Procure criar o hábito de cozinhar seu próprio alimento, esse ato auxilia a adquirir consciência da própria alimentação

Qual a importância? 

Para além de questões estéticas, fazer a reeducação alimentar é muito importante para a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e outras. 

Uma alimentação balanceada auxilia na qualidade de vida e na saúde mental, dando mais motivação e energia para realizar as atividades da semana. Além de que uma boa alimentação em combinação com exercícios físicos fortalecem nosso corpo e mente. 

Gostou do nosso conteúdo sobre redução alimentar? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: 

Instagram: @hospitalsainthill

Facebook: Hospital Saint Hill