Medicina Hiperbárica é uma modalidade terapêutica de alta tecnologia indicada para tratamentos de feridas com difícil cicatrização. 

Ao iniciar o tratamento na Câmara Hiperbárica o paciente respira um oxigênio 100% puro, provocando, desta forma, aumento na quantidade de oxigênio transportado no sangue. 

O resultado é o combate a infecções bacterianas, além da normalização da cicatrização de feridas crônicas ou agudas. 

Além disso, a Medicina Hiperbárica auxilia na neutralização de substâncias tóxicas no organismo. Com isso, potencializa a ação de alguns antibióticos tornando-os mais eficientes no combate a infecções. 

Continue lendo nosso conteúdo e saiba mais sobre esse tratamento inovador!

Quando a Medicina Hiperbárica é utilizada?

Os benefícios apresentados pelo tratamento com a Câmara Hiperbárica ativa as células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas. 

Por isso, o tratamento é indicado para as seguintes situações: 

  • Infecções graves com destruição muscular, de pele ou gorduras subcutâneas; 
  • Infecção crônica dos ossos; 
  • Procedimentos de cirurgia plástica com insucesso, quando uma ferida é recoberta com a pele ou músculos retirados de outra parte do corpo do próprio paciente; 
  • Lesões na bexiga, intestino, ossos e cérebro, esmagamento e amputações traumáticas; 
  • Presença de bolhas de ar na corrente sanguínea; 
  • Queimaduras extensas; 
  • Pus ou ar no cérebro causado por infecções ou trauma. 

Nesses casos a Medicina Hiperbárica acelera o tratamento das feridas. Representa uma grande vantagem ao paciente que estará recuperado em menos tempo. 

Como é a Câmara Hiperbárica?

A Câmara Hiperbárica é um equipamento médico fechado, resistente à pressão e com um formato cilíndrico. É construída com aço ou acrílico e pode ser pressurizada com ar comprimido ou oxigênio puro. 

Quanto ao tamanho, existem câmeras de grande porte. Podem acomodar vários pacientes ou menores, comportando apenas um. Quando o equipamento comporta mais que um paciente, o oxigênio é administrado através de máscaras e capacetes de plástico apropriado. 

Quando comporta apenas um, o paciente pode respirar diretamente da atmosfera da câmara. 

Onde encontrar?

Aqui no Hospital Saint Hill você conta com o Centro de Medicina Hiperbárica – tecnologia única na região do Meio-Oeste e Oeste catarinense. 

Nossa câmara é de grande porte, podendo acomodar vários pacientes simultaneamente. 

Quer saber mais? 

Clique aqui, entre em contato com o Hospital Saint Hill e agende seu exame.