A sensação de desconforto estomacal, por vezes, acontece quando exageramos nas refeições ou quando sentimos muito estresse ou episódios de ansiedade. Apesar de frequente, o desconforto estomacal não deve ser considerado normal. 

Hoje, vamos falar sobre a diferença das três principais doenças que afetam o estômago, gastrite, úlcera e refluxo, acompanhe. 


Gastrite 

A gastrite é caracterizada como uma inflamação aguda ou crônica na mucosa do estômago. Entre os principais sintomas estão: dor na parte superior do estômago, náuseas, sensação de saciedade precoce, e em casos mais avançados, é possível haver vômitos com presença de sangue. 

Entre as possíveis causas da gastrite está o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, consumo recorrente de medicamentos anti-inflamatórios e casos de estresse.


Úlcera 

A úlcera é uma doença caracterizada por uma ferida na mucosa do estômago ou próximo ao intestino delgado. Esse tipo de doença, em muitos casos, surge da gastrite. 

Apresenta os mesmos sintomas da gastrite porém de forma mais latente e intensa, principalmente, a sensação de queimação e dor no estômago. 

Refluxo 

O refluxo é caracterizado pelo retorno do ácido do estômago para o esôfago, de modo geral é uma condição normal, porém quando ocorre de forma regular ou prolongada pode causar inflamação da mucosa do esôfago ou garganta. 

Entre os sintomas estão: náusea, azia ou sensação de queimação intensa no tórax e, frequentemente, casos de vômito. 

Ao perceber algum desses sintomas é muito importante que você faça uma consulta com médico gastroenterologista, que irá diagnosticar e realizar o tratamento adequado para casa doença. 



Leia mais:

Dor de cabeça constante? Saiba quando procurar um médico

Sinais de Alzheimer: entenda o que é, os sintomas e como prevenir

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. 

Instagram: @hospitalsainthill

Facebook: Hospital Saint Hill