Chegar na melhor idade é o começo de uma nova etapa que deve ser marcada pelo bem-estar e qualidade de vida para dias felizes e saudáveis. 

Hoje, vamos falar sobre a saúde do idoso e quais exames que precisam ser feitos com frequência para manter um estilo de vida ativo, podendo viajar, sair com familiares e amigos, praticar exercícios físicos, entre outros. Confira. 

Quais são os exames? 

Conforme a medicina vai avançando, novas descobertas são feitas e a saúde se torna acessível. Atualmente podemos perceber os resultados desse acesso, um crescimento de expectativa de vida.

Mas, para garantir que a expectativa de vida seja maior, é importante ir ao médico com frequência pois exames rotineiros são essenciais para prevenir doenças e detectar, caso tenha, uma doença em estágio inicial, desta forma, aumentando as chances de cura. 

Entre os exames rotineiros que idosos devem fazer estão:

  • Exame de sangue / hemograma completo: este é um exame básico mas muito importante para detectar qualquer alteração do corpo. Por meio dele é possível identificar sinais de anemia, doenças autoimunes, diabetes, infecções e até alguns tipos de câncer.

  • Lipograma / perfil lipídico: esse exame é importante para analisar níveis de colesterol, triglicerídeos e colesterol total, é muito importante para prevenir doenças cardiovasculares e AVC.

  • Glicemia: esse exame é ideal para analisar as taxas de açúcar no sangue, sendo um facilitador ao detectar diabetes.

  • Papanicolau / exames ginecológicos: para as mulheres, mesmo que não tenham uma vida sexual ativa, é importante continuar frequentando o ginecologista e realizar exames como o papanicolau para detectar possíveis infecções ou câncer de colo de útero. Também é muito importante realizar mamografia para prevenir o câncer de mama.

  • Exame de próstata: para os homens é importante a visita ao urologista para realizar o exame de próstata, afim de prevenir o câncer. 

O que fazer para ter mais qualidade de vida e bem-estar?

Mesmo que o assunto seja sobre a saúde do idoso, as dicas a seguir valem para qualquer idade e são excelentes para qualquer fase da vida.

  • Tenha uma rotina de exercícios físicos
  • Opte por uma alimentação mais saudável 
  • Realize atividades de lazer como sair com amigos e familiares
  • Tenha uma rotina de descanso que contemple 7h a 8h de sono 
  • Realize exames de rotina 

Gostou do nosso conteúdo sobre saúde do idoso e exames essenciais? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Instagram: @hospitalsainthill

Facebook: Hospital Saint Hill