Doenças ortopédicas são caracterizadas por lesões, fraturas e inflamações que afetam a locomoção e causam dores nos ossos, músculos, ligamentos e articulações. 

Neste blog, vamos falar sobre as doenças ortopédicas mais comuns, possíveis causas e também dicas de como evitar. Acompanhe:

  1. Tendinite
    A tendinite é uma inflação que afeta, principalmente, os tendões que ligam o músculo ao osso, e está frequentemente relacionada a esforço repetitivo ou lesões.

    Para esses casos é indicado repouso, medicamentos anti-inflamatórios e, dependendo do tratamento, fisioterapia é uma solução eficaz para a doença.
     
  2. Distensão muscular
    A distensão muscular acontece quando um músculo ou tendão, que se prende ao osso, sofre com um grande esforço e rompe fibras musculares.

    Para esses casos é muito importante os exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e eletromiograma.
  1. Bursite
    A bursite é uma inflamação que atinge a bursa, uma bolsa que envolve as articulações e reduzem o atrito entre ossos, tendões e tecidos musculares.

    Para esses casos é indicado o uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares, além do repouso e compressas de gelo que auxiliam a aliviar as dores.
  2. Escoliose
    A escoliose é uma condição que compromete a coluna, sendo uma curvatura anormal e pode provocar alterações no corpo todo.

    Há níveis de escoliose, alguns casos são mais leves e outros exigem a intervenção por meio de cirurgia ou uso de colete que corrigem a postura.


Dicas de como evitar problemas ortopédicos

É possível prevenir doenças ortopédicas adotando um estilo de vida mais saudável e ativo. 

Dê prioridade para o fortalecimento do seu corpo, faça atividades físicas que respeitem o seu condicionamento físico. 

Além disso, é muito importante que você procure o auxílio de um médico ortopedista que fará a avaliação correta sobre o tipo de treino ou esporte que será bom para você. Esse processo evita fraturas e lesões durante os exercícios. 

Leia mais:

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. 

Instagram: @hospitalsainthill

Facebook: Hospital Saint Hill